Curso de Cinefotografia em Campinas
22 e 23 de Novembro

Cinefotografia

Comunidade de videomakers e Fotografos

DVD CINEFOTOGRAFIA

DVD CINEFOTOGRAFIA COM TONI MARTIN PELA IPHOTO EDITORA.

Desconto para membros da comunidade:  69,00R$ pelo telefone 0800 6015622, editora Iphoto.

Uma solução a ser pensada para produzir filmes com câmeras fotograficas sem gastar muito!

 


 

 

Caracteristicas desta pequena cameras turbinada que alem do que está sendo hackeada para ultrapassar os limites de gravação, assim como aumentar o bitrate a valores proximos a 50 mbp/s!

.

1)Isso faz toda a difer­ença em vídeo, e é a prin­ci­pal razão porque a GH2 é a mel­hor DSLR para fil­mar do mercado.

2) Menos “Rolling Shutter”

Um dos aspec­tos mais prob­lemáti­cos nas DSLR’s é o chamado “rolling shut­ter”, tam­bém con­hecido como “efeito gelatina”, que acon­tece quando se faz uma panorâmica a alta veloci­dade, pare­cendo que os edifícios/objectos estão “incli­na­dos” (exem­plo). Se bem que a GH2 tam­bém apre­sente esse efeito inde­se­jado, este está muito menos pre­sente do que na 5D-M2, graças ao Venus Engine men­cionado acima. Mas tam­bém, rara­mente se fazem panorâmi­cas a alta veloci­dade, e quando estas têm de ser feitas, já existe soft­ware que cor­rige o prob­lema, como o iMovie 11 (o Final Cut X, saído há dias e direc­cionado mais para os uti­lizadores das DSLR’s, vem suposta­mente com um plu­gin para elim­i­nar esse efeito. A investigar).



3) Saída HDMI sem com­pressão, e com “Live View” sem­pre disponível

Sim, há out­ras câmaras que têm uma saída HDMI, que per­mite que se ligue a câmara a um ecrã exte­rior de maneira a que se possa ver o que se está a gravar num LCD 42″ (por exem­plo). Mas a GH2 é a primeira que não com­prime o vídeo que sai da lig­ação HDMI (podendo ligar a máquina a um gravador externo tipo Nanoflash, que nos per­mite cap­turar um sinal de vídeo com uma “bitrate” de loucos), e que per­mite que se veja ao mesmo tempoa imagem no LCD da câmara e no ecrã exte­rior (os out­ros mod­e­los desligam o LCD da câmara no momento em que é detec­tada uma lig­ação exterior).


4) Modo gravação de vídeo 1:1 (Crop Mode)

Um dos out­ros grandes prob­le­mas na gravação de vídeo com uma DSLR é a dete­ri­o­ração da imagem, em casos de detalhe muito fino (como uma grelha, parede de tijo­los afas­tada ou escadas). Isso acon­tece, porque o sinal de vídeo é gravado com uma res­olução de ca. de 4976 x 2800 (16:9), sinal esse que depois tem de ser con­ver­tido em tempo real para 1920 x 1080. No caso da 5D, tal con­ver­são em tempo real é “areia a mais” para uma câmara de 2008, o que leva ao aparec­i­mento de moiré e alias­ing no vídeo (exem­plo, muro com “riscas” estra­nhas). Mesmo que se tente menorizar o efeito com um fil­tro qual­quer, este é quase impos­sível de elim­i­nar, obri­g­ando o real­izador a mudar de enquadra­mento para um plano que tenha um fundo menos “com­pli­cado” a proces­sar. AGH2, por sua vez, tem a fan­tás­tica pos­si­bil­i­dade de gravar vídeo UTILIZANDO  OS PÍXEIS CENTRAIS DOSENSOR! Por exem­plo, só é uti­lizada a àrea (no sen­sor) cor­re­spon­dente à res­olução de vídeo pre­tendida (1:1), como por exem­plo 1920 x 1080, o que resulta em ima­gens limpas e sem esses arte­fac­tos inde­se­ja­dos, visto a câmera já não ter de con­verter em tempo real o sinal de vídeo para a res­olução final. Tal função tam­bém pode ser uti­lizada ao tirar fotografias, per­mitindo que se obtenha uma dis­tân­cia focal maior, sem recor­rer ao zoom digital.


5) Modo Slow-Motion nativo até 50fps/60fps

Ao con­trário da 5D, aqui podemos gravar vídeo nati­va­mente com 50fps (mod­elo PAL; 60fps no mod­elo NTSC). Depois, é só uti­lizar o “Apple Cin­ema Tools” para pas­sar o video para 24fps, e temos um slow-motion de ca.50% perfeito.

6) Não “aquece” ao fins de um período de uti­liza­ção prolongado

Pois, podem não saber, mas a 5D-M2 aquece (e chega mesma a “desligar-se” auto­mati­ca­mente) ao fim de um período de uti­liza­ção pro­lon­gado. A GH2, graças ao seu proces­sador multi-core recente, nunca me fez isso. O corpo da máquina mantém-se sem­pre a uma tem­per­atura estável, e nunca “vai abaixo” ou desliga dev­ido ao sobreaque­c­i­mento. Dá jeito, não?



7) Gravação de vídeo até 30min

5D-M2 tem um lim­ite de gravação de vídeo de 12min/clip, ao con­trário da GH2 que tem um lim­ite mais alargado de 30min/clip. Esses lim­ites foram intro­duzi­dos pelos fab­ri­cantes nos mod­e­los ven­di­dos na União Europeia, de maneira a evi­tar que os apar­el­hos pagassem impos­tos apli­ca­dos às câmaras de vídeo (todo o apar­elho que filme clips de vídeo com mais de 30min é con­sid­er­ado, a nível fis­cal, uma câmara de vídeo, e sujeito a mais impostos).

8) Con­trolo inde­pen­dente do volume

Tanto a GH2 como a 5D per­mitem que se ligue um micro­fone externo. Mas a GH2 (ao con­trário da 5D-M2), per­mite con­tro­lar o vol­ume do som no touchscreen.

9) Crop-Factor de “x2”, mais perto da câmara de 35mm

A Canon 5D-M2 pode até ser capaz de tirar mel­hores fotografias (por ser uma reflex full-frame) e por isso ofer­e­cer uma mel­hor sen­si­bil­i­dade à luz e uma pro­fun­di­dade de campo mais estre­ita (há quem goste; eu pes­soal­mente não acho nec­es­sari­a­mente que isso seja bom. Há vezes em que, por razões nar­ra­ti­vas, quero ter uma  pro­fun­di­dade de campo mais alargada, de maneira a man­ter em foco o que está em 2º plano). Mas a GH2, com o seucrop-factor de x2, é a que mais perto chega do tamanho de sen­sor de uma câmara de fil­mar de 35mm (mais infor­mação aqui; e foto a com­parar os dois sen­sores está aqui).

10) Ecrã artic­u­lado e sen­sível ao toque

À par­tida pode não pare­cer um grande prob­lema, mas para quem gosta de fil­mar com a câmera na mão, ter a pos­si­bil­i­dade de rodar o ecrã e posiciona-lo na posição que quer­e­mos, faz toda a difer­ença naque­les planos picados/contra-picados/difíceis. Só acha o con­trário quem nunca fil­mou nada na vida. É para mim um dos maiores prob­le­mas da 5D-M2, e um dos maiores pon­tos a favor da GH2.

11) Mais pequena e leve

Por não ser uma reflex, a GH2 é mais pequena e leve que a 5D-M2. O que dá jeito, para aque­las dias de fil­magem em que esta­mos o tempo todo com a câmera em mão.

12) Maior quan­ti­dade de lentes

GH2 é uma câmara que uti­liza as especi­fi­cações do for­mato “Micro 4/3″, do qual fazem parte inúmeros fab­ri­cantes (como a Olym­pus, Zeiss, Voigtlän­der,…). Tal facto, asse­gura que haja imensa escolha ao nível das lentes. Mas isso não é tudo, como podem ver pelo próx­imo ponto…

13) Aceita todas as lentes exis­tentes (mesmo as que não são “Micro 4/3″)

GH2, por não ser uma câmara reflex (como a 5D), aceita TODAS AS LENTES ALGUMA VEZ FEITAS! Todas. Basta só com­prar um adap­ta­dor, e já está. Even­tual­mente pode não fun­cionar depois o aut­o­fo­cus, mas de resto fun­ciona tudo. Com a Canon 5D-M2, por ser uma câmara reflex, esta­mos lim­i­ta­dos a um con­junto restrito de lentes. E como o prin­ci­pal inves­ti­mento são as lentes e não o corpo, faz todo o sen­tido escol­her a GH2. Igual­mente, por causa do ponto seguinte…

14) Câmera Pana­sonic AF101 (M4/3)

Como a Pana­sonic pre­tende apos­tar forte neste seg­mento do mer­cado, lançou, ao mesmo tempo que a GH2, a 1ª câmara de vídeo semi-profissional em for­mato “Micro 4/3 (e com troca de lentes) e que tem todas as entradas e saí­das que os profis­sion­ais pre­cisam (entrada XLR, saída SDI, …) (LINK). Isto quer dizer que podemos começar por com­prar uma GH2 e inve­stir des­cansada­mente em lentes, e depois vender a GH2 e com­prar a AF101 eCONTINUAR A UTILIZAR AS LENTE ANTERIORMENTE ADQUIRIDAS. Como o prin­ci­pal investiemento que faze­mos éNAS LENTES e não NO CORPO, só isto mata a Canon 5D-M2 (para vídeo).

15) Voigtlän­der Nok­ton 25mm/0.95

Para o espanto de muitos, a GH2 até vem com uma exce­lente lente stock (a minha vinha com uma 14-140mm/F4.0), mas que não é lá grande coisa com pouca luz. Mas para quem quiser uma lente para fil­mar com uma grande sen­si­bil­i­dade à luz e uma qual­i­dade de imagem irrepreen­sível, tem na “Voigtlän­der Nok­ton 25mm/0.95″ a mel­hor escolha pos­sível. Não é barata e pode ter prob­le­mas de stock (Ama­zon), mas a GH2 com esta lente é sim­ples­mente capaz de pro­duzir ima­gens fab­u­losas (GH2+Nokton em acção aquiaqui e aqui). Essa lente numa AF101 então nem se fala. E como abre até ao F0.95, a GH2 con­segue chegar perto da da 5D em ter­mos de sen­si­bil­i­dade de luz (“low light”).

16) Gravação 3D

Podemos com­prar para a GH2 uma lente para tirar fotografias em 3D (link). Mas, com um pouco de papel a tapar um sen­sor, podemos tam­bém gravar vídeo em 3D. Este vídeo demon­stra o resul­tado final, e a manip­u­lação necessária.

17) Botões pro­gramáveis, pos­si­bil­i­dade de definir até 3 “pre­sets” de uso

Os botões da GH2 são (quase) todos repro­gramáveis. Ofer­ece ainda a pos­si­bil­i­dade de gravar até 3 pre­sets/personalizações, que podem depois ser acti­va­dos através de 3 botões ded­i­ca­dos. Podemos assim recon­fig­u­rar rap­i­da­mente a câmara, per­feito para quando temos de alterar entre interior/exterior e dia/noite.

18) SDHC

GH2 aceita cartões SDHC de alta veloci­dade (Até “Class 10″). A 5D-M2 só aceita aceita os já obso­le­tos Com­pact Flash I/II.

19) Codec AVCHD

O codec vídeo uti­lizado pela Pana­sonic GH2 (AVCHD) é mel­hor que o uti­lizado pela Canon 5D (Quick­time). Único prob­lema, por exem­plo, é com soft­wares de edição tipo Final Cut 7, que não tra­balha nati­va­mente com AVCHD, pre­cisando de 1º con­verter o vídeo para ProRes (o que resulta em com­pressão). Nesses casos, basta adquirir o soft­ware Clip­Wrap, que “envolve” o video AVCHD com uma “capa” Quick­time, per­mitindo assim impor­tar o vídeo sem o ter de o con­verter primeiro, man­tendo assim a qual­i­dade da imagem. Mas para quem já tiver o Pre­miereCS5 ou o Final Cut X, pode impor­tar o video direc­ta­mente para a time­line, sem neces­si­tar de con­verter nada.

 

20) Hack­ável (talvez)

Um dos grandes trun­fos da GH1 é que con­segui ser hackeada/desbloquedada por um pro­gra­mador infor­mático, e assim ofer­e­cer (por via da insta­lação de um soft­ware não autor­izado e que anula a garan­tia) a pos­si­bil­i­dade de gravar vídeo com uma bitrate até 50mbit (exem­plo). O que dá uma qual­i­dade de imagem que supera em muito a da 5D-M2. Espera-se que o pro­gra­mador tam­bém con­siga des­blo­quear em breve a GH2 (ao que parece, começou há pouco a tra­bal­har nesse pro­jecto), que neste momento “só” per­mite gravar vídeo com uma bitrate até 24mbit (já de si, sufi­ciente, mas se der para ter melhor…).

21) Exce­lente máquina fotográfica

Posso ter dito que a Canon 5D-M2 é mel­hor máquina fotográ­fica, mas a GH2 não fica muito atrás (em modo RAW). Podem ler o teste feito pelo “Dig­i­tal Pho­tog­ra­phy Review” aqui.

22) Preço

No site da Amazon.co.uk, a Canon 5D-M2 está a ca. de 2200€ (sem lente). A Pana­sonic GH2 está a 1250€ (com uma lente 14-140mm). Sendo a GH2 mel­hor em vídeo que a 5D-M2, mais vale com­prar a GH2 e inve­stir os 1000€ que se poupam em lente(s), que é onde real­mente se deve inve­stir (e não no corpo)

#Con­clusão#

A Canon 5D é uma grande câmara fotográ­fica, mas a nível de vídeo já está com­ple­ta­mente ultra­pas­sada (o pro­gresso tec­nológico é tra­mado!). A GH2 é de longe a mel­hor escolha que se pode fazer, tanto a nível de qual­i­dade de vídeo como a nível de garan­tia para o futuro. E mesmo ao nível da fotografia é muito boa. Parece-me que (ainda) se ven­dem Canon’s 5D-M2 mais pelo prestí­gio que estas con­quis­taram no pas­sado, e pelo facto de serem ainda hoje muito uti­lizadas pelos profis­sion­ais de vídeo (pud­era, quem há 2–3 anos deu 3000–5000€ por uma câmara com lente, vai hoje ainda querer aproveitar ao máx­imo a máquina que com­prou). Para finalizar, cada um enfia o bar­rete que quer, mas para quem anda à procura da mel­hor DSLR para fazer vídeo, a Pana­sonic GH2 é hoje a escolha mais acer­tada. Depois, é o tal­ento que cada um que fará a diferencia.

 

 

Informações a seguir do site Bhphoto:

 

Essa câmera Micro Quatro Terços sem espelho possui um sensor Live MOS grande de 17,3 x 13,0mm que grava 16.05MP em alta resolução, uma lente zoom 10x (28-280mm equivalente em 35mm), vídeo HD 1920 x 1080 60i com som Dolby estéreo, uma Tela de Toque multifuncional para controle de fotos e vídeo e autofoco extremamente rápido em uma câmera 1/3 menor (4,88 x 3,53 x 2,98 polegadas - 12,4 x 8,96 x 7,58cm) e mais leve (13,82 onças - 392g) do que a maioria das DSLRs.

Ela possui MEGA O.I.S. (Estabilizador Ótico de Imagem) para eliminar fotos tremidas causadas por velocidades lentas de obturador/mãos trêmulas, um LCD de ângulo livre de 3 polegadas com 460.000 pontos, alta sensibilidade de até ISO 12800 e um avançado sistema de redução de poeira para proteger a qualidade de imagem. A capacidade RAW em fotografias oferece o máximo de controle para as melhores imagens possíveis.

 

Ela tem muito mais, é claro. Como capacidade de captura 3D com lente Lumix G 12.4mm/F12 intercambiável, um flash integrado com sincronismo de 1ª e 2ª cortina e o modo iA (Auto Inteligente) que faz todos os ajustes automaticamente para oferecer resultados incríveis sem se preocupar com velocidades de obturador ou exposição. Fotos e vídeos podem ser personalizados com modos de Cena e Cor para uma ampla gama de opções criativas.  Um modo Cinema permite capturar vídeo 1080/24p  com 24Mbps, um modo de Filme Variável permite escolher a taxa de quadros, de 80% a 300%, uma variedade de modos de cor (incluindo 3 ajustes de branco e preto diferentes), e você até capturar uma foto de 14MP de alta resolução com um toque no botão de obturador durante a gravação de vídeo! 

Uma ampla gama de acessórios opcionais como um microfone estéreo externo, uma alavanca de zoom para zoom mais suave na gravação de vídeo, flash externo, cabo HDMI, etc. fazem da DMC-GH2 a escolha certa para você.

 

Tipo de Câmera Câmera Digital com Sistema de Lente Intercambiável
Imaging
Resolução 16.05 megapixels
Sensor Sensor Live MOS de 17,3 x 13,0mm
Profundidade de Bit Não especificado pelo fabricante
Formatos de arquivo Fotografia:
JPEG (DCF, Exif 2.3), RAW, MPO compatível com DPOF (Ao acoplar lente 3D no padrão do Sistema Micro Quatro Terços)
Imagem em Movimento:
AVCHD/QuickTime Motion JPEG
Tamanho de Arquivo [4:3] 4.608 x 3.456 (L), 3.264 x 2.448 (M), 2.336 x 1.752 (S), 1.920 x 1.440 (Ao acoplar lente 3D no padrão do Sistema Micro Quatro Terços)
[3:2] 4.752 x 3.168 (L), 3.360 x 2.240 (M), 2.400 x 1.600 (S), 1.920 x 1.280 (Ao acoplar lente 3D no padrão do Sistema Micro Quatro Terços)
[16:9] 4.976 x 2.800 (L), 3.520 x 1.980 (M), 1.920 x 1.080 (S), 1.920 x 1.080 (Ao acoplar lente 3D no padrão do Sistema Micro Quatro Terços)
[1:1] 3.456 x 3.456 (L), 2.448 x 2.448 (M), 1.744 x 1.744 (S), 1.792 x 1.792 (Ao acoplar a lente 3D no padrão do Sistema Micro Quatro Terços)
Imagem em Movimento:
[4:3] VGA: 640 x 480, 30 qps / QVGA: 320 x 240, 30 qps
[16:9] WVGA: 848 x 480, 30 qps
[HD] 1,280 x 720, 30 qps
Espaços de Cor sRGB e Adobe RGB
Modos Criativos de Cor (Fotografia e Filme) Expressiva / Retrô / Pura / Elegante / Monocromático / Arte Dinâmica / Silhueta / Personalizada (Cor / Brilho / Saturação ajustável)
Modos de Filme Cor: Padrão / Dinâmico / Suave / Natural / Nostálgico / Vibrante
Preto e Branco: Padrão / Dinâmico / Suave
Outros: 
Meu Filme 1 / Meu Filme 2 / Multi Filme / Cinema
Modos de Filme Não especificado pelo fabricante
Estabilização de Imagem Mega O.I.S. em lentes compatíveis
Fator de Corte Não especificado pelo fabricante
Optics
Lente Lumix G Vario HD 14-140mm f/4.0-5.8, 28-280mm (equivalente a 35mm)
Zoom 10x 28-280mm (equivalente a 35mm)
Montagem de Lente Montagem Micro Quatro Terços
Tipo de Foco Sistema de AF de Contraste
Alcance de Foco 1,64 pé (0,5m) ao infinito
Montagem de Filtro/Lente Acessória 62mm
Shooting Controls
Sensibilidade Auto / ISO Inteligente / 160 / 200 / 250 / 320 / 400 / 500 / 640 / 800 / 1000 / 1250 / 1600 / 2000 / 2500 / 3200 / 4000 / 5000 / 6400 / 8000 / 10000 / 12800
Velocidades de Obturador 1/4.000 - 60 e Modo B (até aproximadamente 2 minutos)
Medição Sistema sensor multipadrão de 144 zonas
Modos de Exposição Programa AE / AE de Prioridade de Abertura / AE de Prioridade de Obturador / Manual / Auto
Balanço de Branco Auto / Luz Diurna / Nublado / Sombra / Halogênio / Flash / Ajuste de Branco 1, 2, 3 e 4 / Ajuste de temperatura de cor 2.500 K - 10.000 K em 100 K, com polarização Azul/Âmbar, ajuste de polarização Magenta/Verde e suporte de balanço de branco - 3 exposições no eixo azul/âmbar ou no eixo magenta/verde
Trava de Espelho Não disponível
Capacidade de Burst (sequência) SH: 40 quadros/s (4M), H: 5 quadros/s, M: 3 quadros/s (com Live View), L: 2 quadros/s (com Live View)
7 imagens graváveis (com arquivos RAW com a velocidade particular) e disparo consecutivo ilimitado (sem arquivos RAW) (dependendo do tamanho do cartão de memória, carga da bateria, tamanho de imagem e compressão)
Temporizador 10 segundos, 3 imagens / 2s / 10s
Gravação com Intervalo Não especificado pelo fabricante
Controle Remoto Controle remoto com Modo B da DMW-RSL1 (Opcional)
Flash
Flash Integrado Sim
Alcance Efetivo do Flash Não especificado pelo fabricante
Conexão de Flash Externo Sapata: TTL Auto com FL220 / FL360 / FL500 (Opcional)
Sistema de flash dedicado TTL Auto com FL220 / FL360 / FL500 (Opcional)
Velocidade máxima de sincronismo Menos de 1/160 de segundo
Memory
Memória integrada Não especificado pelo fabricante
Tipo de cartão de memória Cartão de Memória SD, Cartão de Memória SDHC e Cartão de Memória SDXC
A/V Recording
Formatos de Gravação AVCHD / QuickTime Motion JPEG
Gravação de vídeo Sim
Resolução de vídeo Motion JPEG:
[4:3] VGA: 640 x 480, 30 qps / QVGA: 320 x 240, 30 qps
[16:9] WVGA: 848 x 480, 30 qps
[HD] 1280 x 720, 30 qps
NTSC:
[Full HD] 1920 x 1080, 24p (24H: 24Mbps, 24L: 17Mbps)
[Full HD] 1920 x 1080, 60i (saída do sensor 60p) (FSH: 17 Mbps, FH: 13 Mbps)
[HD] 1280 x 720, 60p (saída do sensor 60p) (SH: 17 Mbps, H: 13 Mbps)
PAL:
[Full HD] 1920 x 1080, 24p (24H: 24 Mbps, 24L: 17Mbps)
[Full HD] 1920 x 1080, 50i (saída do sensor 50p) (FSH: 17 Mbps, FH: 13 Mbps)
[HD] 1280 x 720, 50p (saída do sensor de 50p) (SH: 17 Mbps, H: 13 Mbps)
Duração do clipe de vídeo AVCHD com qualidade de imagem definida como [FSH]: Aproximadamente 70 minutos com H-FS014042 / Aproximadamente 65 minutos com H-VS014140
Motion JPEG com qualidade de imagem definida como [HD]: Aproximadamente 75 minutos com H-FS014042 / Aproximadamente 70 minutos com H-VS014140
Gravação de áudio Com gravação de vídeo
Viewfinder/Display
Tipo de visor Visor Live View (equivalente a 1.533.600 pontos)
Cobertura do visor Aproximadamente 100%
Monitor LCD TFT de 3 polegadas com Touch panel com 460.000 pontos
Reprodução Multicanal Sim
Connectivity/System Requirements
Conectividade USB 2.0 High Speed, saída AV, mini HDMI Tipo C, φ2,5mm, mini jack estéreo e entrada de mic estéreo
Requisitos de Sistema e Software Não especificado pelo fabricante
Environmental
Temperatura de Operação/Armazenamento 32°F a 104°F (0°C a 40°C)
Resistência ao clima Não especificado pelo fabricante
Durabilidade Não especificado pelo fabricante
Power
Battery Type DMW-BLC12PP battery--ID-Security Li-ion Battery Pack (7.2V, 1,200mAh)
(Included)Battery Charger
Adaptador de Alimentação Não especificado pelo fabricante
Physical
Dimensões Corpo da câmera: 4,88 x 3,53 x 2,98 polegadas (12,4 x 8,96 x 7,58cm)
Lente: 3,31 x 2,76 x 2,76 polegadas (8,4 x 7 x 7cm)
Peso Câmera: 13,82 onças (392g) (Apenas o corpo)
Lente: 16,23 onças (460g)

 

Nível Mais Rápido de AF Light Speed
A DMC-GH2 aumenta a sua alta performance para tornar a experiência fotográfica ainda mais confortável e divertida. Ela possui o AF Light Speed mais rápido do mundo de aproximadamente 0,1 segundo que é obtido reduzindo o tempo de detecção para focagem dobrando a velocidade de 60qps para 120qps. Não apenas a precisão, mas também a velocidade supera em muito as D-SLRs de ponta, com AF de diferença de fase com o avançado sistema de AF de contraste na DMC-GH2. Combinado com o controle de AF por Toque, o ajuste e a focagem no assunto é incrivelmente fácil e rápido, sem perder aquele momento único.
Sensor Live MOS de 16.05MP
A Panasonic também refinou suas abrangentes tecnologias de processamento de imagem digital para todas as câmeras do Sistema LUMIX G Micro para aumentar o nível de qualidade de imagem que compete com câmeras D-SLR ou até supera. O sensor Live MOS recém desenvolvido de 16.05 megapixels e multiformato adota o νMaicovicon digital de alta velocidade. Além da alta velocidade, que é uma vantagem do sensor CMOS, a Panasonic acrescentou sua tecnologia original de mistura de pixel. Um processo dedicado exclusivamente para νMaicovicon da DMC-GH2 foi recentemente desenvolvido aplicando transistor de alta performance e seu processo de interconexão necessário para a operação em alta velocidade do circuito digital para fotodiodo de baixo ruído e transistor com menos fios para obter alta resolução e alta taxa de abertura como a DMC-GH1. O resultado é alta resolução e excelente S/R com mais de 3dB de aprimoramento de ruído e 200% de alta sensibilidade na DMC-GH2.
Lente Zoom 10x - 14-140mm F/4.0-5.8 (28-280mm Equivalente a 35mm)
Essa lente zoom 10x possui uma função AF/AE contínuo para fotos e vídeo, avançada tecnologia de correção de mãos trêmulas MEGA O.I.S., motor linear direto de foco interno para focagem suave e silenciosa, suporte a sistema AF de contraste, um diafragma de abertura circular e elementos de lente multirrevestidos que minimizam fantasmas e reflexo. Ela aceita filtros de 52mm.
Disparo em Alta Sensibilidade (até ISO 12800)
Os componentes chave, incluindo o sensor Live MOS e o processamento de imagem Venus Engine FHD, foram totalmente refinados para aumentar a performance da câmera e produzir imagens incríveis de alta resolução, linda gradação e alta sensibilidade. Um ajuste máximo de sensibilidade de ISO 12800* permite capturar em locais extremamente escuros.
Disparo Consecutivo em Alta Velocidade
O sensor Live MOS recém desenvolvido ajuda a produzir o disparo em alta velocidade a 5 quadros por segundo em resolução máxima de 16.05 megapixels com obturador mecânico e 3 quadros por segundo usando o Live View o tempo todo. Até disparo em velocidade mais alta está disponível com a DMC-GH2 se o obturador eletrônico for utilizado - 40 quadros por segundo em 4 megapixels.
Venus Engine HD
Ao separar o ruído cromático de ruído de luminância de forma ainda mais precisa aplicando a redução de ruído em cada um, você pode capturar imagens lindas até ao capturar em altos níveis de sensibilidade ISO. Prevenindo a mistura de cor que tende a ocorrer nos cantos, qualquer ruído cromático, não apenas na parte de gradação, mas também na parte dos cantos, é descrito de forma clara. O mecanismo também oferece redução seletiva de ruído na parte externa para curva mais naturalmente balanceada sem deterioração da resolução. Além disso, o ruído tipo spot, que pode ser visto na área escura de uma imagem capturada em pouca luz ou mancha de cor na área de alta luminosidade gerada por aberração cromática. A tecnologia de Resolução Inteligente é um outro recurso do Venus Engine FHD e efetua processamento de sinal de forma precisa, pixel-a-pixel da maneira mais eficaz. O resultado disso são imagens naturalmente limpas e nítidas na gravação de filme e foto. Funcionando em conjunto com o sensor Live MOS, o Venus Engine FHD processa a grande quantidade de sinais em alta velocidade, possibilitando gravar fotos consecutivas em alta resolução e filme full-HD.
Vida Útil de Bateria Estendida
O Venus Engine FHD que faz uso econômico de energia e a bateria de íons de lítio recarregável genuína funcionam em conjunto para aumentar o tempo de uso da DMC-GH2, permitindo tirar aproximadamente 320 ou 330 fotos com uma única carga de bateria utilizando o LCD e aproximadamente 330 ou 340 fotos usando o LVF.
Filmes Full HD 1920x1080 60i (NTSC)/50i 9PAL) no Formato AVCHD
Existem sempre duas opções para capturar cenas únicas - filmes ou fotos de alta qualidade. Você pode escolher facilmente a que você achar que deve capturar suas memórias da maneira mais linda com a DMC-GH2. A sua antecessora DMC-GH1 foi a primeira câmera de sistema de lente intercambiável a gravar filme full HD com um sistema AF prático. O formato AVCHD possui praticamente o dobro do tempo de gravação em qualidade HD em comparação com o formato Motion JPEG convencional. Um botão dedicado especial no topo permite começar instantaneamente a gravar filmes ao capturar fotos, sem ter que fazer ajustes extra. Agora a DMC-GH2 pode gravar filmes full HD de alta resolução 1920 x 1080 em 60i (NTSC) / 50i (PAL) incrivelmente suave, dobrando o sensor de 24p / 25p para 60p / 50p. Além disso, a DMC-GH2 possui avançada tecnologia de Resolução Inteligente. Em vez de nitidez aprimorada de forma uniforme, a avançada Resolução Inteligente otimiza o processamento de sinal para dar a toda a imagem uma nitidez incrivelmente natural e detalhes finos. O resultado disso são imagens naturalmente limpas e nítidas em filmes e fotos.
Gravação de Foto na Gravação de Filme com Alta Resolução de 14MP
Ao capturar um filme HD, basta pressionar o botão de obturador e a câmera vai capturar uma foto com alta resolução de 14 megapixels sem parar de gravar seu filme. Isso permite não perder momentos decisivos com fotos ou filmes, ou ambos.
Modo de Filme Variável
A gravação de imagem é mais flexível com a DMC-GH2. É possível escolher a taxa de quadros adequada de filme entre 80%, 160%, 200% e 300% de acordo com o conteúdo gravado com o novo Modo de Filme Variável.
AF por Toque em Gravação de Filme
O AF por Toque em gravação de filme também permite aproveitar o foco profissional. Bastando apontar para o assunto, o foco é direcionado para chamar a atenção para o assunto desejado. A DMC-GH2 permite aproveitar uma nova dimensão em expressão de filme sem precisar de habilidades fotográficas avançadas.
Use os Modos Manual/Minhas Cores/Filme
Você pode usar os Modos Minhas Cores e Filme para capturar filmes. Eles produzem expressões únicas combinando as cores de seu assunto e do entorno. A DMC-GH2 possui o Modo de Filme Manual, que permite ajustar a velocidade de obturador e a abertura manualmente para fazer filmes ainda mais impressionantes. A mudança da velocidade de obturador oferece efeitos especiais aos filmes, o que é bom para capturar assuntos em movimento rápido. A capacidade de controlar a abertura é conveniente quando houverem vários assuntos em distâncias diferentes e quando for desejado que cada um deles se destaque. O Modo de Filme Manual oferece uma gama maior de possibilidades expressivas a explorar. A gravação de imagem em movimento pode ser iniciada pressionando um botão dedicado no topo da câmera - uma maneira extremamente conveniente e rápida de iniciar gravação de imagem em movimento. A maioria das configurações de câmera pode ser feita ao mudar para a gravação de imagem em movimento.
Função de Conversão Tele Extra
A função de Conversão Tele Extra amplia virtualmente a faixa de zoom a até 2.6x, assim o máximo de 728mm (equivalente a 35mm) no modo AVCHD Cinema / FSH, máximo de 1092mm* no modo AVCHD SH e no modo Motion JPEG HD / WVGA e máximo de 1344mm* no modo Motion JPEG VGA / QVGA está disponível com a LUMIX G VARIO HD 14-140mm / F4.0-5.8 ASPH. / MEGA O.I.S. que foi desenvolvida para ser exclusivamente compatível com gravação de filme.
Som de Alta Qualidade
Um microfone estéreo, com Dolby Digital Stereo Creator, na parte de cima do corpo, grava áudio estéreo dinâmico e real que melhora muito os seus filmes HD. Além disso, graças a um design silencioso que ajuda a suprimir ruído de operação da lente, a DMC-GH2 grava som com nitidez incrível. A DMC-GH2 suporta o Microfone Estéreo DMW-MS1, que captura com clareza os sons distantes em ótima qualidade para tornar os filmes HD capturados pela DMC-GH2 ainda mais reais. A função Wind Cut está disponível para bloquear a maior parte do ruído causado pelo vento. Isso oferece maior qualidade sonora ao capturar imagens em condições de vento forte.
Modo iA (Intelligent Auto) para Filmes
Até iniciantes em gravação de vídeo podem fazer filmes excelentes com a DMC-GH2 porque o Modo iA (Auto Inteligente) também está disponível para gravação de filme. O Modo iA ativa de forma automática e simultânea as 4 funções de detecção avançada: O MEGA O.I.S. (Estabilizador Ótico de Imagem) para detectar tremido de câmera, AF/AE de Detecção de Rosto para detectar rostos no quadro, Seletor Inteligente de Cena para detectar condições de cena e Controle D-Range Inteligente para detectar a luz ambiente. Já que a câmera otimiza automaticamente as configurações, ela permite capturar filmes HD incríveis o tempo todo.
Lentes Intercambiáveis
O principal apelo de uma câmera do sistema de lente intercambiável é a capacidade de expressar uma maior gama de movimento ao trocar de lente. A lente LUMIX G VARIO HD 14-140mm / F4.0-5.8 AESFÉRICA / MEGA O.I.S. que acompanha a DMC-GH2H é recomendada para capturar filmes. Além de sua capacidade de usar a função AF/AE Contínua para gravar imagens em movimento, um design silencioso suprime o ruído de operação da lente e grava sons com maior nitidez. Você também pode aproveitar um nível de expressão possível apenas com uma câmera SLR (single-lens reflex) graças à ampla linha de lentes LUMIX G e lente LEICA DG, que vão de ultra grande angular a telefoto e olho de peixe. Os adaptadores opcionais de montagem DMW-MA1, DMW-MA2M e DMW-MA3R expandem ainda mais a variedade de lentes que você pode usar.
Avançados Recursos de Edição e Saída
A DMC-GH2 oferece saída de imagem via um cabo mini HDMI opcional para o monitor externo, que é adequado para gravação de imagem profissional que requer confirmação séria das imagens. Você pode dividir um único vídeo em duas partes usando apenas a câmera. Isso é muito útil para compilar as cenas memoráveis e deletar as cenas indesejadas para liberar espaço em seu cartão de memória quando estiver viajando. Além disso, você pode copiar vários quadros durante a reprodução de um filme HD para produzir fotos de alta qualidade graças à tecnologia de Resolução Inteligente. O PHOTOfunSTUDIO 6.0 BD Edition e o Super LoiLoScope (versão de teste), que são adequados para reproduzir e editar filmes, vêm com a DMC-GH2. O PHOTOfunSTUDIO 6.0 BD Edition permite organizar as imagens recém tiradas e também aquelas armazenadas em um computador, com rápida inicialização e rápido carregamento de imagem. Clipes de filme porem ser transferidos diretamente para o YouTube. E o Super LoiLoScope permite editar filme HD com rapidez.
Controle Intuitivo por Toque/Live View Duplo
A operação touchscreen leva a facilidade de operação para um nível intuitivo. Ela inclui Touch Shutter para capturar, Touch AF para focar - até ao capturar filmes - e Reprodução Touch-scroll para recuperação instantânea de imagens. O Live View o tempo todo e o versátil modo de AF são possíveis através do sistema AF de Contraste. A DMC-GH2 também permite enquadrar suas fotos de forma confortável com o LVF e LCD flexível de ângulo livre e capturar todas as oportunidades fotográficas com AF Light Speed. A DMC-GH2 possui 3 botões de função e 3 modos personalizados. Uma ampla gama de opções também está disponível para GUI. Você pode personalizar as configurações para se adequar ao estilo fotográfico.
LCD de Ângulo Livre de 3 polegadas com Alta Resolução de 460.000
A DMC-GH2 possui um LCD de ângulo livre, de 3,0 polegadas, 3:2 e 460.000 pontos, que gira 180 graus para a lateral e inclina 270 graus para cima e para baixo, além de oferecer aproximadamente 100% de campo de visão. Trata-se de um recurso muito prático para fotos de ângulo alto, como quando você precisa tirar fotos sobre as cabeças das pessoas em um desfile e permite o enquadramento preciso e dinâmico para fotos artísticas de ângulos baixos, como ao capturar próximo do nível do chão. Isso é extremamente conveniente ao capturar com um tripé também.
Visor Live View Widescreen Multiformato de 1.5 Milhões de Pontos (LVF)
O LVF (Visor Live View) grande e luminoso de 1.440.000 pontos do Sistema LUMIX G Micro mantém a incrível visão de um visor ótico e também pode exibir informação sobre as configurações de câmera que você pode ver sem tirar seus olhos do assunto. Agora o LVF possui um novo design para ser um LVF Widescreen Multiformato para a DMC-GH2. Aumentando a área de exibição para uma resolução equivalente a 1.533.600 pontos, o novo LVF Widescreen Multiformato oferece 0.71x de ampliação e 100% de campo de visão. Reduzindo a quebra de cores à metade, o novo LVF garante visão excepcional de imagem para qualquer assunto em qualquer cena. Junto de 60qps, o Live View é possível através do sensor Live MOS, que pega sinais diretamente do sensor de imagem e envia-os de forma contínua para o LCD, em tempo real. Isso permite verificar o enquadramento com precisão de canto a canto ao compor uma foto.
Design de GUI e do Corpo
A Panasonic prestou muita atenção na facilidade de operação ao projetar a DMC-GH2. O design do corpo permite personalizar com liberdade suas configurações, usando os 3 novos botões de Função e 3 Modos Personalizados. O GUI também oferece opção de operação por LCD, LVF e Touchscreen, dependendo do estilo de captura e cada um possui uma interface de menu lógica que é calculada para tornar a operação fácil e intuitiva. A DMC-GH2 possui formato sofisticado, oferece um extenso conjunto de recursos, oferece performance sem comprometimento e oferece o máximo em captura e operação intuitiva.
Sistema de Redução de Poeira
Se poeira ou outros materiais estranhos entrarem na câmera ao trocar de lente, eles podem se prender ao sensor de imagem e aparecer como manchas em suas imagens. A poeira que entra na câmera durante a troca de lente é um dos maiores problemas com as câmeras do sistema de lente intercambiável. O Sistema de Redução de Poeira da DMC-GH2 ajuda a eliminar essa possibilidade colocando o Filtro de Onda Superssônica na frente do sensor Live MOS, entre o obturador e o filtro passa-baixa. Sempre que a câmera for ligada, o filtro vibra em torno de 50.000 vezes por segundo para repelir poeira e outras partículas sem afetar os mecanismos internos da câmera, ajudando a manter incrível qualidade de imagem.
Câmera Pequena e Leve
A DMC-G1, baseada no padrão do Sistema Micro Quatro Terços, revolucionou o mundo de câmeras do sistema de lente intercambiável em setembro de 2008 como a primeira câmera do mundo no sistema sem espelho. O padrão do Sistema Micro Quatro Terços foi desenvolvido como uma visão estendida do padrão do Sistema Quatro Terços para as câmeras do sistema de lente intercambiável. Ao adotar esse padrão e desenvolver uma câmera que elimina a caixa de espelho e a unidade de visor ótico, a Panasonic pode conseguir uma redução drástica no tamanho e peso em comparação com SLRs digitais convencionais. Isso permitiu criar uma câmera com sistema totalmente novo que possui Live View o tempo todo, AF de contraste de alta precisão e alta velocidade, gravação de filme HD e muito mais. A DMC-GH2 adota esse padrão e incluiu todos esses benefícios. Ela é pequena o bastante para ser levada a qualquer lugar e sofisticada o bastante para explorar a fotografia e os filmes.
Expressão Mais Livre para Fotografias e Imagens em Movimento
Sendo pioneira na introdução de lente intercambiável digital para tornar captura 3D possível com uma câmera com sistema de lente intercambiável, a Panasonic permite aproveitar captura 3D de alta qualidade com a DMC-GH2. Essa nova lente intercambiável compacta com recurso 3D - LUMIX G 12.5mm / F12 - permite um manuseio mais fácil e captura 3D instantânea com câmeras sem uma estrutura especial para captura 3D. Ela produz imagens 3D sem distorção ou atraso entre as imagens da esquerda e da direita, até para objetos em movimento. As imagens 3D, até mesmo fotos em close-up, tiradas com essa lente são fáceis de visualizar em TVs VIERA 3D. A Panasonic se superou acrescentando essa forma especial de expressão sem precedentes na fotografia com facilidade incrível com essa tecnologia inovadora.
Inúmeras Possibilidades de Personalização
O Modo Minhas Cores inclui 8 abordagens diferentes às cores em suas imagens e o Modo Filme oferece ainda mais opções para capturar vídeo HD. A função de Modo de Cena faz os melhores ajustes automaticamente, para que todos possam capturar fotos e filmes incríveis com facilidade O Modo "Peripheral Defocus" para fotografias é super fácil: Basta tocar no assunto aparecendo na tela. A câmera faz automaticamente o foco na área de AF que você escolher e tira o foco de forma sutil do primeiro e do segundo planos para enfatizar o seu assunto. Você não precisa mudar a abertura para tirar fotos com o efeito de foco suave atraente de uma câmera SLR. Ela possui 5 modos de Retrato, 4 modos de Cenário e 4 modos Close-Up, além de controle preciso sobre balanço de branco, exposição (incrementos de 1/3 de ponto), compensação de exposição (=/- 5 de pontos em incrementos de 1/3 de ponto), ajuste ISO, "bracketing" de exposição, balanço de branco e formato, além de uma função de redução de ruído em velocidade lenta de obturador.
Flash Integrado
Apesar de seu tamanho compacto, o flash integrado* da DMC-GH2 possui uma intensidade de luz equivalente a GN13.9, e você pode ajustar a intensidade dentro da faixa de ±EV 2 em 1/3 de ponto de EV. Também permite usar sincronismo de 1ª cortina e de 2ª cortina para capturar cenários noturnos com um fluxo natural de luz.
Capacidade de Formato RAW
Você pode conseguir dados originais de imagem, gravando a imagem diretamente a partir do sensor Live MOS sem qualquer processamento de imagem. O software SILKYPIX Developer Studio 3.1 SE permite desenvolver arquivos de dados RAW. Por exemplo, você pode desenvolver dados RAW para criar uma imagem com o efeito que você estava tentando capturar quando tirou a foto. Você terá capacidades básicas de processamento de imagem de alto nível que oferece controle sobre elementos como cantos não naturais de bordas coloridas saturadas, cores falsas em estruturas com detalhes intricados e ruído cromático em fotos tiradas em ajustes de alta sensibilidade. Esse software oferece uma combinação única de alta definição e extraordinária performance de separação de cor. Além disso, a DMC-GH2 permite que fotos consecutivas sejam tiradas a até 4.5 qps no formato RAW. A captura continua até enquanto os dados de imagem estiverem sendo armazenados na memória. Você pode selecionar sRGB ou Adobe RGB como seu espaço de cor.
Avançada Tecnologia de Resolução Inteligente
A avançada tecnologia de Resolução Inteligente permite a gravação de lindas fotos e filmes em alta definição com processamento de sinal de qualidade mais alta. Com a avançada tecnologia de Resolução Inteligente, 3 áreas - contornos, áreas de textura detalhada e áreas de gradação suave são automaticamente detectadas. Além da melhoria uniforme de nitidez, a tecnologia inovadora de Resolução Inteligente faz o processamento de sinal pixel-a-pixel com precisão da forma mais eficaz, de acordo com a área. O resultado disso são as imagens naturalmente limpas e nítidas na gravação de filme e foto.
Controle D-Range Inteligente
O novo Controle Inteligente D-range oferece imagens ainda mais naturais otimizando a exposição para cada parte de uma imagem, evitando sombras e altas luzes estouradas e ajudando a garantir que a gradação e os detalhes serão reproduzidos lindamente, incluindo a cor azul do céu. Uma função de compensação automática de contraluz é ativada sempre que a câmera detectar o assunto em contraluz.
Seletor Inteligente de Cena com Operação Touchscreen
Quando a câmera estiver no Modo iA, o Seletor Inteligente de Cena ajusta automaticamente o Modo de Cena para Cenário, Retrato, Macro*1, Retrato Noturno*2, Cenário Noturno ou Pôr-do-Sol. A câmera faz essa escolha baseada em vários resultados de detecção como distância de foco, inclusão de um rosto humano e nível de brilho da circunstância*3. Você fica livre de configurações difíceis sempre que a cena mudar tirando fotos com esses Modos de Cena mais utilizados para conseguir resultados nítidos.
Rastreamento de AF com Operação Touchscreen; AF Rápido
Após selecionar o assunto de AF pelo controle de toque, ele continua a rastrear o assunto até mesmo se ele se mover antes de você pressionar o obturador. Ao tirar fotos de crianças ativas, animais, cenas de esportes ou assuntos em um objeto móvel, essa função elimina a necessidade de pressionar o obturador até a metade repetidas vezes para reajustar o foco. O Rastreamento de AF não deixa você perder aquelas oportunidades fotográficas únicas. A DMC-GH2 possui o Quick AF*1. O AF comum é ativado ao pressionar o botão de obturador até a metade, enquanto que o Quick AF começa a operar assim que a câmera for apontada para um assunto. Isso reduz drasticamente o tempo de atraso do obturador e permite capturar imagens rapidamente*2. Seu foco super rápido é ideal para capturar fotos rápidas de animais e crianças ativas. Usando o recurso Quick AF, as imagens de oportunidades fotográficas súbitas não sairão tremidas ou fora de foco.
AF/AE com Detecção de Rosto com Reconhecimento de Rosto
A DMC-GH2 possui Reconhecimento de Rosto, uma função que "lembra" de rostos. Registre a pessoa no menu tirando um retrato de rosto inteiro e incluindo o nome. Ao fazer esse registro, se o rosto aparecer no enquadramento novamente, a câmera vai exibir o nome que você determinou para a pessoa e vai priorizar o foco e a exposição para que o rosto registrado fique em foco nítido e luminoso*1. Até 3 nomes de pessoas podem ser exibidos de cada vez. Durante a reprodução, você pode escolher exibir apenas as fotos que contenham um rosto registrado usando a Reprodução por Categoria. O Reconhecimento de Rosto facilita muito a organização de fotos arquivadas. A Detecção de Rosto também possui a Correção de Olho Vermelho Digital (Remoção de Olho Vermelho). A câmera cuida do efeito olho vermelho que geralmente ocorre ao fotografar com flash, para assegurar expressão facial atraente.
Estabilizador Ótico de Imagem MEGA O.I.S.
Estabilizador Ótico de Imagem MEGA O.I.S. integrado nas lentes Micro Quatro Terços detecta e compensa o tremido causado por mãos trêmulas*. Assim você terá fotos nítidas e limpas o tempo todo. Também funciona em fotos com zoom e fotos macro, que são mais suscetíveis a tremido das mãos e permite capturar em ambientes escuros ou à noite, sem um flash, para preservar o clima. Com a DMC-GH2, você pode selecionar qualquer um dos 3 modos de estabilização mais adequados para suas necessidades. Ao escolher o ajuste que melhor combina com a situação, você terá lindas fotos livres de tremidos com facilidade.
Controle ISO Inteligente
A função de controle de ISO Inteligente* na DMC-GH2 permite ao Venus Engine FHD detectar movimento de assunto e ajusta automaticamente o ISO e a velocidade de obturador para melhor se adequar às condições de luz e movimento. Ao detectar movimento de assunto, ela aumenta automaticamente o ISO e a velocidade de obturador para evitar tremido de movimento. Por outro lado, quando o assunto estiver parado e não for detectado nenhum movimento, você pode tirar lindas fotos naturais com um ajuste de ISO baixo. O Controle de ISO Inteligente oferece imagens incríveis com facilidade porque não há a necessidade de fazer ajustes complicados.
3D Image Viewer / VIERA Link
Fotografias e imagens em movimento em AVCHD gravadas em cartões de memória SD/SDHC/SDXC são fáceis de ver em uma TV Panasonic VIERA com resolução HD dinâmica. Basta inserir o cartão no VIERA Image Viewer (slot de Cartão de Memória SD/SDHC/SDXC) em uma TV VIERA ou Player de Disco Blu-ray DIGA para reproduzir o conteúdo. Além disso, um cabo mini HDMI opcional pode ser usado para enviar fotos e vídeos com a DMC-GH2 diretamente para a TV para fácil operação VIERA Link. Isso possibilita tirar o máximo de vantagem das funções de reprodução da câmera, incluindo slideshows em que fotos e vídeos são reproduzidos em sequência, ou em exibições de calendários, entre outros. Todo o controle é feito usando apenas o controle remoto da TV. As fotos tiradas com a lente 3D intercambiável LUMIX G 12.5mm / F12 podem ser vistas em 3D através do 3D Image Viewer oferecendo aos usuários uma experiência totalmente nova.
Expansível com Acessórios Opcionais - Alavanca de Zoom
A DMC-GH2 oferece uma ampla variedade de opções para se adequar à sua situação fotográfica e estilo, incluindo filtros, adaptadores de montagem e microfones estéreo externos. A recém incluída alavanca de zoom DMW-ZL1 permite fazer zoom com toques leves ao capturar filmes. Além disso, bolsas de transporte elegantes e alças de ombro estão disponíveis. Esses acessórios permitem atualizar ainda mais o sistema de acordo com a sua preferência e estilo.
Funções de Reprodução
Basta pressionar o botão Playback na parte de trás da câmera para mudar a DMC-GH2 para o modo de reprodução. Agora você pode aproveitar imagens nítidas e limpas no LCD de 3,0 polegadas e 460.000 pontos. As imagens são luminosas e fáceis de ver, até a céu aberto em um dia ensolarado. Junto da tela de reprodução comum, existem uma variedade de telas de informação, como exibição de detalhes de captura, exibição de histograma e exibição de altas luzes. Você pode marcar imagens como favoritas e mantê-las protegidas contra exclusão acidental. A DMC-GH2 pode reproduzir um slideshow com música. Escolha entre 4 tipos de música: Natural, Lenta, Swing e Urbana. Selecione o efeito de transição para combinar com sua música.

Exibições: 3331

Tags: cinefotografia, panasonic gh2 , toni martin

Comentário de Sérgio Ortencio em 6 novembro 2011 às 0:20
Muito boa a matéria sobre a GH2. O Carlos Ebert, diretor de fotografia, já havia me dito em uma conversa via Facebook que essa era a melhor fotográfica pra se filmar. Tenho uma Panasonic AF-100 e estou muito contente com a aquisição; acabei de gravar um seriado de TV com ela, e as imagens que foram ao ar, ficaram ótimas. E olha que quando gravamos, ainda tinha pouquíssima experiência no manuseio da câmera. Pretendo em breve adquirir uma GH2, pra fazer par com a minha AF100.
Comentário de Luiz Henrique Quintanilha em 6 novembro 2011 às 22:03
Pois é Toni. Graças a este post vou rever meus investimentos. Valeu!
Comentário de Toni Martin Giles em 7 novembro 2011 às 21:34
Sim Luiz esta na hora de pensarmos amplamente no cenário futuro para concentrar investimentos de forma segura, sobre tudo para ter condições de atualizar-se com folégo e versatilidade.
Comentário de Elzio Pilan Junior em 29 novembro 2011 às 12:35

Já houvi dizer que essa câmera é pra quem quer gastar puco, mas gosta de ter dor de cabeça. Se eu não me engano o sistema adotado pela Panasonic é o AVCHD, a edição com esse tipo de vídeo deixa "pesado" qualquer programa de edição o que torna o ato de editar tedioso e cansativo. Também fiquei sabendo que as TV´s da Panasonic só aceitam esse tipo de vídeo e não "rodam" nenhum outro formato em HD a não ser o AVCHD e a conversão do mp4 que a maioria das TV´s com entrada USB aceitam para o formato AVCHD é demorada e perde qualidade.

Comentário de Luiz Henrique Quintanilha em 29 novembro 2011 às 13:23

Sem querer te contrariar, meu caro Elzio, essa história de "já ouvi dizer" e "fiquei sabendo" não passa de boato, coisas que os representantes das concorrentes espalham, igual fizeram com os econômicos carros chineses, muito bons por sinal. Por que a Panasonic lançaria uma câmera com tantos problemas? Por que ninguém disse isso la no vimeo.com. Eu quero ver é alguém afirmar por experiência própria. Um abraço.

Comentário de Sérgio Ortencio em 29 novembro 2011 às 13:29

Eu trabalho com a Panasonic AF100, que grava em AVCHD, formato também adotado pela NFS100, da Sony e afirmo com certeza que ele é muito melhor para edição que o formato das DSLR da Canon. Aliás, o AVCHD foi o maior motivo para que eu demorasse mais para comprar a AF100 e só comprei porque descobri o NInja, um gravador digital externo aonde você conecta a câmera via HDMI e pode gravar em formato prontinho para o Mac, com bitrates de até 150 mbs. Detalhe: em nove meses de uso da câmera, nem comprei o Ninja e tenho feito gravações tanto para web, quanto para TV, com excelente qualidade. Sobretudo para tratamento e correção de cor, confesso que o formato me surpreendeu.

Comentário de Elzio Pilan Junior em 29 novembro 2011 às 16:58

Boa sorte pra vocês.

Comentário de Toni Martin Giles em 29 novembro 2011 às 22:44

Elzio entendo a tua preocupação, mas é uma questão de aceitação de mercado, em função de falta de conhecimento do equipamento. Da mesma forma como não se conhece bem as lentes Tokina, duas vezes mais baratas que as concorrentes Nikon e Canon, entretanto superiores que as Sigma. Em relação aos clips DSLR a verdade é que  pouco se consegue manipular nas ilhas de edição, comparando com arquivos de cameras pro.

Não é por acaso que a versão da C300 da Canon foi lançada com um sistema completamente diferente. Vamos dizer que por enquanto as DSLRs são um boa opção semi profissional de qualidade, mas limitadas no que concerne a tratamento de imagem. 

Caros amigos, eu estou inclinado a comprar uma Panasonic GH2 ou Gh3...( somente não comprei a 2 porque certamente virá em 2012 um versão mais poderosa desta cameras fantásticas. A questão da edição e absolutamente tratável com uma ilha pc bem montada usando seja o  Edius 6 ou mesmo o Premiere cs 5.5. 

Como coloquei acima no post há muito a ser feito com a Panasonic e essa solução Ninja que o Sérgio contou é simplesmente uma mão na roda.

Por outro lado Elzion, Sergio e Luiz é fundamental o dialogo  para realmente compreender a realidade dos fatos! parabéns pela conversação. 

 

Comentário de Elzio Pilan Junior em 29 novembro 2011 às 23:05

OK Toni. Compreendo os seus argumentos e também respeito a sua posição e raciocínio. Se você puder comprar o equipamento para testá-lo, seria muito bom para tirar as dúvidas. Afinal estamos aqui para participar e o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas. Abraços amigão.

Comentário de Elzio Pilan Junior em 29 novembro 2011 às 23:24

Vi essa matéria e achei interessante: Panasonic AF100 vs 5D e 7D,

http://hdslr.com.br/2011/03/15/panasonic-af100-vs-canon-5d-e-7d/

Comentar

Você precisa ser um membro de Cinefotografia para adicionar comentários!

Entrar em Cinefotografia

Offline

Vídeo ao vivo